Projeto "Envelhecimento na Comunidade"

Fundação Calouste Gulbenkian

 

Fundação Calouste Gulbenkian no apoio a idosos em Castelo Branco

 

O Projecto “CUIDAR E NÃO SÓ” da Aviso - Associação de Apoio Voluntário ao Idoso Só, foi um dos 16 projetos selecionados a serem apoiados, entre 147 concorrentes, ao programa de “Envelhecimento na Comunidade” desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

O Projeto financiado pela Fundação,no valor de 75.000 €, a ser desenvolvido num período de  três anos,  conta ainda com a Câmara Municipal de Castelo Branco como entidade parceira tendo como principal foco  promover e apoiar o desenvolvimento e a sustentabilidade de programas destinados a um  envelhecimento saudável  e um envelhecimento “em casa e na comunidade” (“ageing in place”) assente na autonomia, na participação social e na promoção do bem-estar individual.

 

Além do acompanhamento de idosos no seu domicílio, e acompanhamento dos idosos nas saídas ao exterior e no acesso às instituições, desde abril de 2018, tem em funcionamento o Centro de Atividades e Convívio, “Atelier Sénior” sediada na Rua dos Ferreiros 65-67 em Castelo Branco, que com o apoio de voluntários e técnicos promovem o acompanhamento, e desenvolvimento de atividades de estimulação cognitiva, de manutenção da mobilidade nos idosos ao mesmo tempo promovendo o convívio e o combate à solidão e ao isolamento de quem vive só.

 

Atualmente o projeto do Atelier Sénior conta com 12 utentes que frequentam o Centro de Atividades e Convívio entre 2 a 3 vezes por semana. Um dos objetivos da candidatura é alargar a capacidade de resposta apoiando mais idosos. O apoio recebido permitiu a contratação de uma técnica superior em permanência na instituição e  possibilitou a instituição adquirir um  equipamento inovador na área da estimulação cognitiva e motora dos idosos, a plataforma “SIOS Life”.

 

 

O Presidente da Direcção

     J. Carlos Borga