AVISO – Associação de Apoio Voluntário ao Idoso Só

 

 

 

Relatório da actividade e Contas de  2015

 

 

 

CARACTERIZAÇÃO DA INTERVENÇÃO

A Aviso – Associação de Apoio Voluntário ao Idoso Só, tem assim por objectivo principal contribuir para a promoção da qualidade de vida da população idosa e/ou pessoas que se encontrem no seu domicilio, em situação de dependência física ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades e o seu âmbito de acção abrange principalmente o concelho de Castelo Branco.

........

Não obstante estar ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das populações, considera-se como área de prioritária o apoio aos idosos isolados e dependentes confinados ao seu domicílio, os quais se pretende atenuar o isolamento e a solidão em que vivem.

Tem-se como objectivo primeiro tornar mais leve a solidão de quem vive só, proporcionando-lhe a possibilidade de diversificar as suas relações sociais.

Por vezes a intervenção acaba por ir mais alem, na área da emergência social, e da saúde, da higiene e salubridade da habitação ou da segurança do próprio e tem sido conseguida com intervenção de outras entidades como a Delegação de Saúde, a PSP, o HAL, a Caritas, a Autarquia ou a Junta de freguesia.

 

RECURSOS E MEIOS

As actividades da AVISO durante o ano de 2015 foram mantidas por pessoas em regime de voluntariado sem qualquer remuneração e as actividades desenvolvidas e previstas não acarretam quaisquer despesas de carácter regular e fixas.

A Associação contava no final do ano com 100 associados, dos quais 37 são voluntários que desenvolvem as actividades supra referidas.

Os meios financeiros disponíveis provieram de actividades de angariação de fundos, de donativos particulares e institucionais e de quotas dos associados. A sua discriminação e a forma como foram utilizados constam de relatório contabilístico anexo ao presente relatório

 

OUTRAS ACTIVIDADES RELEVANTES

Para alem do acompanhamento e combate à solidão dos idosos referenciados na AVISO a Associação directamente ou no âmbito dos protocolos estabelecidos com a Cáritas Diocesana e Com o Banco Alimentar contra a Fome desenvolveu durante o ano de 2015 acções de caracter pontual ou regulares, de que de se destaca:

 

..........

 

Actividades Regulares

Distribuição de Alimentos: A Associação possui no total 20 Utentes a que é prestado apoio regular na alimentação.

Para o efeito e no âmbito do protocolo celebrado com o Banco Alimentar a AVISO recolhe papel que permuta junto do Banco Alimentar por alimentos que depois distribui aos seus utentes. Também no âmbito do protocolo com a Cáritas Diocesana a Aviso faz chegar aos utentes com mobilidade reduzida ou confinados ao seu domicílio alimentos disponibilizados por aquela instituição.

Para poder dar resposta a estas solicitações a Associação adquiriu um frigorífico de grande capacidade e obteve, com apoio da autarquia, armários para guardar os alimentos.  

 

Distribuição de Roupas: No âmbito do protocolo com a RAS da VAATÃO a Associação tem feito a recolha de roupas utilizáveis para entregar naquela associação de quem recebe depois roupa já tratada que faz chegar aos seus utentes que dela  necessitam

Fornecimento de Fraldas de incontinência de adultos, A Associação manteve durante o ano de 2015, o fornecimento regular de fraldas de adulto incontinente a uma família e o fornecimento ocasional a uma outra, através do apoio conseguido junto de uma empresa de produtos de higiene.

 

Actividades Pontuais

Recuperação de interior e recheio de habitações degradadas de utentes: Em duas das situações verificadas de insalubridade da habitação, conseguiu-se, com trabalho dos voluntários e o apoio das instituições e meios próprios da Associação reparar, limpar, pintar e remobilar a habitação de duas utentes mais carenciadas aproveitando o período de internamento hospitalar das mesmas.

 

..........

 

Conclusão

A Aviso desenvolveu durante o ano de 2015 as actividades regulares de acompanhamento dos idosos previstas no seu programa de voluntariado, as acções de angariação de fundos e de convívio, programadas envolvendo os idosos e os associados.

Desenvolveu ainda algumas acções pontuais não programadas de apoio a situações especificas de carência quer com os seus meios próprios quer com o recurso a apoios de outras instituições, que soube mobilizar

Apesar destas acções a estabilidade financeira da associação está sólida porque apesar de ter recursos limitados tem feito uma utilização dos mesmos com critério e ponderação.

Todas as actividades da Associação resultam do trabalho de voluntários e os meios tem sido utilizados exclusivamente em benefício dos utentes. Mesmo nas actividades de convívio as despesas dos Associados e voluntários têm sido suportadas pelos próprios.

 Para estes programas, nomeadamente distribuição de alimentos recolha de papel, e de roupas, bem como para deslocação aos domicílios dos utentes a Associação necessita urgentemente de uma carrinha de pequenas dimensões e de um espaço mais amplo para armazenamento uma vez que actualmente só dispõe de uma sala que serve em simultâneo de escritório, sala de reuniões de direcção e armazém de papel, roupas e alimentos.

Será este o desafio para o ano que decorre

 

Castelo Branco Março de 2016

 

                                                                                                              O Presidente da Direcção

 

 

                                                                                                                  J.  Carlos Borga