PASSO 2 - FAÇA ALGUM TIPO DE ATIVIDADE FÍSICA

 

Você sabia?

 

Exercício mesmo moderado como caminhar mostrou ser bom para a saúde do cérebro.

 

Agora, mais do que nunca, há fortes evidências de que atividade física regular está associada com melhor função do cérebro e redução do risco de declínio cognitivo e demência. Exercício dá nosso cérebro um impulso saudável.

 

Atividade física aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, estimula o crescimento de células do cérebro e as conexões entre eles e é associada com maior volume cerebral. Reduz o risco de hipertensão arterial, obesidade, diabetes e colesterol alto, que são associados com um risco aumentado de declínio cognitivo e demência.

 

Há alguma evidência que sugere que as pessoas que não fazem atividade física regular têm um risco aumentado de desenvolver demência. Ainda não está claro quanto e quantas vezes nós deve exercer especificamente para reduzir o risco de demência.

Recomendamos seguir as Diretrizes nacionais de atividade física(o link é externo). Para adultos com idades entre 18-64, as diretrizes recomendam:

 

·Fazer qualquer atividade física é melhor do que não fazer nada. Se você atualmente não faz nenhuma atividade física, comece fazendo alguns e gradualmente para a quantidade recomendada.

·Ser ativo na maioria, de preferência todos, dias a cada semana.

·Acumular 150 a 300 minutos (2 ½ a 5 horas) de atividade física de intensidade moderada, ou 75 a 150 minutos (1 horas de ¼ a 2 ½) de atividade física de intensidade vigorosa, ou uma combinação equivalente de actividade moderada e vigorosa, a cada semana.

· Fazer pelo menos 2 dias por semana atividades de fortalecimento muscular.

 

Você precisa entrar o hábito do exercício e uma vez que você faz, você vai saber por que você esperou tanto tempo. 

Exercício faz-nos sentir bem e é uma ótima atividade para desfrutar com amigos.