Plano de Actividades 2019

Introdução

De forma genérica a AVISO define-se como sendo uma instituição ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo, em conjunto com outras organizações, para, tornar mais leve a solidão de quem vive só, e de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de toda a população

A prioridade da actuação da Aviso e dos seus voluntários será sempre, o apoio aos idosos isolados e dependentes confinados ao seu domicílio, aos quais se pretende atenuar o isolamento e a solidão em que vivem.

As Acções visam:

•   Prestar cuidados de ordem física e apoio psico-social aos idosos contribuindo para seu equilíbrio e bem-estar e para retardar ou evitar a institucionalização;

•   Fomentar as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento;

•   Prestar companhia e acompanhamento;

•   Promover o conforto e bem estar dos idosos;

•   Proporcionar apoio psicossocial e suporte emocional;

•   Ajudar nas tarefas de alimentação e hidratação se necessário;

•   Ajudar nas tarefas de administração de medicamentos;

•   Ajudar em pequenas tarefas domésticas;

•   Desenvolver actividades de vigilância e animação junto dos idosos;

•   Apoiar os utentes nos contactos com as diversas Entidades Públicas e Privadas (Saúde, Autarquia Segurança Social e outras).

Voluntariado

No que se refere ao voluntariado, embora a disponibilidade de cada um dependa da vida pessoal familiar e profissional, o empenho a motivação, o entusiasmo e a capacidade de entrega, dependem de cada um de nós. Teremos que criar um grupo “jovem” no empenho dedicação, que não tem obrigatoriamente que ser jovem no Bilhete de Identidade, mas que também ajuda

As dificuldades criadas pelo interregno na actividade de voluntariado e a falta de contacto desmobilizaram muitos dos antigos voluntários.

De alguma forma agora temos que reconstruir o edifício e por de novo a maquina a funcionar. como forma de conseguir chegar a mais  utentes

- Fortalecer a Associação através da divulgação do seu projecto, e adesão de novos sócios porque é a associação que suporta o voluntariado e quantos mais formos mais força e reconhecimento público teremos

Adquirir meios de suporte à actividade através da angariação de fundos que não sendo um objectivo da associação é um meio que nos permite chegar onde queremos

Continuar a trabalhar na divulgação da associação e do seu trabalho junto dos idosos

Para alem desta actividade de base, a AVISO desenvolve acções pontuais, para apoio aos utentes ou para divulgação da Associação e angariação de fundos que determinam despesas e /ou geram receitas e que por esse facto são devidamente calendarizadas e orçamentadas.

Para isso tem em curso um conjunto de actividades englobadas em 4 programas principais:

Programa de Combate à Solidão e Isolamento

Programa de Distribuição de Alimentos

Programa de Sensibilização Divulgação e Angariação de Fundos

Programa de Mobilidade e apoio nas Deslocações

No ano de 2018 a Associação concretizou um dos seus projetos, com a abertura do Centro de atividades e Convívio, "Atelier Sénior"

O "Atelier Sénior" é um projecto dirigido a pessoas ainda com alguma autonomia, com problemas de ocupação de tempos livres e ou em risco de solidão e depressão, sem indicação para frequentar os Centros de Dia mas também sem capacidade intelectual ou motivação para a Universidade Sénior

O seu objectivo é o acompanhamento e entretenimento de pessoas idosas, mas também actividades de estimulação cognitiva e prevenção do isolamento e da depressão, prevendo-se ainda que permita organizar um Gabinete de Apoio em Saúde e Gabinete de Apoio Psicológico.

O projecto permite ainda o desenvolvimento de outras actividades de ocupação de tempos livres e de estimulação motora e cognitiva, de inclusão social, bem como a capacitação em termos de comunicação e acesso a redes sociais, com objectivo de manutenção/estimulação de laços familiares e de convívio.

Objectivos

Os objectivos definidos para 2019 são:

- Melhorar o funcionamento global do voluntariado pela renovação do corpo de voluntários com entrada de novos elementos, pela discussão,  pelo estabelecimento de compromissos mais rígidos entre os voluntários e a associação, o planeamento de actividades de conjunto dirigidas aos utentes que impliquem a colaboração de mais que uma equipa de voluntários, quer no domícilio quer no apoio nas atividades do Centro de Atividades e Convívio.

-  Dar continuidade ao projeto do Centro de Atividades e Convívio, alargando os dias de atividades bem como o aumentar o número de beneficiários.

Como actividades para o ano de 2019 propõe-se:

Convívio com os idosos

Da mesma forma deverá ser efectuado o almoço de natal dos idosos em Dezembro de 2019, sendo esta também uma actividade programada de combate à solidão e ao isolamento dos utentes sobretudos aqueles que não dispõem de qualquer suporte familiar.

Magusto Solidário

Embora se trate de um evento de convívio entre idosos e voluntários, serve também para angariação de alimentos para o programa de apoio alimentar e para a confecção dos Cabazes de Natal

Programa de Sensibilização, Divulgação e Angariação de fundos

Para além de actuar junto dos idosos, durante o ano de 2018 a Direcção da Associação propõe-se continuar a sensibilizar a população para o problema dos idosos em situação de isolamento, através da divulgação do seu programa e das actividades nas redes sociais e no site (http://www.associacaoaviso.pt) da associação, bem como pela participação em Seminários, em eventos, organizados por si ou por outras entidades, e pela intervenção nos meios de comunicação social, onde possa levar a mensagem do combate à solidão.

Esta divulgação terá também como objectivo a aumentar o número de associados, de voluntários e de utentes.

Sardinhada Solidária

Para tal além das acções de divulgação a Direcção, propõe-se organizar à semelhança do que ocorreu nos últimos 4 anos, pelo menos um evento de angariação de fundos e de convívio que designamos como Sardinhada Solidária, em data a fixar posteriormente.

Aprovado em Reunião de Direcção                 Aprovado em Assembleia Geral

26 Novembro 2018                                                            29 de Novembro 2018