PROJECTOS

PRECID - Estimulação cognitiva

Plataforma para Reforço da Estimulação Cognitiva no Idoso no Domicílio

Criar uma plataforma, em rede, ligando o domicílio dos idosos, entre si em canal aberto, e a uma equipa de técnicos com intervenção na área da geriatria e saúde mental, em canal fechado, promovendo a comunicação como forma de combate ao isolamento, a estimulação cognitiva como forma de combate ao sedentarismo intelectual, a animação como forma de combate à depressão, e a estimulação de funções como a memória, o raciocínio e a agilidade mental para prevenção da demência.

Sistema de Comunicação e Alerta

Adquirir um sistema eficaz de comunicação entre os utentes e respectivos voluntários, eventualmente um sistema de alerta de eventos ou acidentes dos utentes.

Gabinete de Apoio em Saúde

A  AVISO, propõe-se criar um Gabinete de Apoio em Saúde, com funcionamento diário, disponivel, acessivel e interventivo, com capacidade para ir ao domicílio ou atender em local adequado, presente sobretudo nos momentos e circunstancias em que outras instituições da saúde não estão presentes, e possa ser uma resposta ao serviço dos idosos dependentes, quer os acompanhados pela AVISO, quer os acompanhados pelas instituições da cidade preocupadas com o problema da solidão dos idosos ou com quem temos protocolos de actuação tais como a Cáritas Diocesana, o apoio domiciliário da Santa Casa da Misericórdia, Gabinete de Acção Social da Câmara Municipa, Junta de Freguesia, Segurança Social, PSP etc.

Eventos e Passeios

Organizar eventos dirigidos ao publico com objectivo de divulgação da Associação, angariação de fundos, e  eventos dirigidos aos utentes com objectivos de combater a solidão e o isolamento. A organização de eventos deve permitir melhorar a dinâmica do grupo

Entre as actividades a desenvolver contam-se: aniversário,  evento cultural, Jantar de natal, Dia do idoso, Caminhada.

Formação de voluntários

Melhoria do formato e conteúdo das reuniões por forma a motivar os voluntários à participação, através de um plano de formação com oradores convidados ou apresentação de temas pelos voluntários.

Voluntariado específico

Criar um painel de voluntários com competências diversificadas para alem da companhia e ajuda, que possam ajudar a resolver problemas específicos dos utentes – saúde, pequenas obras, pintura, canalização electricidade, etc.