SOBRE A ASSOCIAÇÃO 

Castelo Branco é reconhecidamente uma boa cidade para se viver. Sobretudo nos últimos anos. Sentimos isso quando cá estamos e é frequente ouvirmos isso quando nos deslocamos a outras cidades. Podemos considerar que Castelo Branco é também uma cidade amiga dos idosos, não só pela excelente resposta social das nossas instituições, como pelo tradicional sentido de entreajuda e vizinhança que ainda persiste entre nós, muito por se tratar de uma cidade de província, de pequena dimensão.

 

Apesar disso, em Castelo Branco também existe solidão, doença miséria humana e exclusão social, muitas vezes ao nosso lado, muitas vezes sem que nos apercebamos dela a não ser que a procuremos.

 

A AVISO começou justamente por ser um grupo de pessoas que por questões de vizinhança e de proximidade fazia o acompanhamento de algumas destas situações.

 

Actualmente  a AVISO é uma Instituição de Solidariedade Social,com sede na Rua dos Ferreiros, 65-69 na cidade de Castelo Branco, devidamente registada  com o nº n.º 22/16, a fls. 27 Verso e 28 do Livro n.º 15 das Associações de Solidariedade Social, efectuada em 24/02/2015.

 

Tem cerca de 160 sócios, e está inscrita na Comissão Nacional de Promoção do Voluntariado e na Segurança Social. 

 

Temos 30 Voluntários e cerca de 40 utentes. Precisamos de mais voluntários. Sabemos que existem mais utentes que precisam de nós.

Precisamos de os encontrar... de saber onde estão.

Para o efeito fizemos parcerias, com a SCMCB e  com a Cáritas Diocesana.

Para o efeito estabelecemos contactos com Núcleo de apoio a idosos da PSP, com a Segurança Social, com o Serviço de Apoio Social da Camara Municipal e com a Junta de Freguesia de Castelo Branco.

castelo branco 1.jpg
castelo branco 1.jpg

press to zoom
Castelo Branco 13.JPG
Castelo Branco 13.JPG

press to zoom
castillocastelobranco2648564.jpg
castillocastelobranco2648564.jpg

press to zoom
castelo branco 1.jpg
castelo branco 1.jpg

press to zoom
1/8

Vamos dar as mãos no combate à solidão

Nossa história

A AVISO nasceu há cerca de 8 anos como grupo informal de voluntáriado  tendo pouco depois adoptado como entidade promotora a Associação Cultural e Recreativa "As Palmeiras", mantendo no entanto a sua designação.

 

Com a criação do Centro Social Ribeiro das Perdizes,

e por uma questão de afinidade de objectivos passou a ser esta a sua entidade promotora, mantendo no entanto o mesmo programa .

 

A 11 de Abril de 2014 constitui-se como Associação autónoma, como forma de prosseguir e alargar os seus objectivos assistenciais

Nossa filosofia

Combater a solidão de quem vive só sobretudo de quem é dependente e idoso.

 

Através de parcerias e mobilização  de vontades estabelecer uma verdadeira rede que permita identificar e apoiar todos quantos na nossa cidade sofram ou se encontrem em risco de sofrer de solidão e isolamento.

 

 

Em articulação com outras instituições combater todas as formas de exclusão de pobreza e miséria social.

 

Tentar mobilizar a sociedade em volta do combate à solidão