

ASSOCIAÇÃO de APOIO VOLUNTÁRIO ao IDOSO SÓ
SOBRE A ASSOCIAÇÃO
Castelo Branco é reconhecidamente uma boa cidade para se viver. Sobretudo nos últimos anos. Sentimos isso quando cá estamos e é frequente ouvirmos isso quando nos deslocamos a outras cidades. Podemos considerar que Castelo Branco é também uma cidade amiga dos idosos, não só pela excelente resposta social das nossas instituições, como pelo tradicional sentido de entreajuda e vizinhança que ainda persiste entre nós, muito por se tratar de uma cidade de província, de pequena dimensão.
Apesar disso, em Castelo Branco também existe solidão, doença miséria humana e exclusão social, muitas vezes ao nosso lado, muitas vezes sem que nos apercebamos dela a não ser que a procuremos.
A AVISO começou justamente por ser um grupo de pessoas que por questões de vizinhança e de proximidade fazia o acompanhamento de algumas destas situações.
Actualmente a AVISO é uma Instituição de Solidariedade Social,com sede na Rua dos Ferreiros, 65-69 na cidade de Castelo Branco, devidamente registada com o nº n.º 22/16, a fls. 27 Verso e 28 do Livro n.º 15 das Associações de Solidariedade Social, efectuada em 24/02/2015.
Tem cerca de 160 sócios, e está inscrita na Comissão Nacional de Promoção do Voluntariado e na Segurança Social.
Temos 30 Voluntários e cerca de 40 utentes. Precisamos de mais voluntários. Sabemos que existem mais utentes que precisam de nós.
Precisamos de os encontrar... de saber onde estão.
Para o efeito fizemos parcerias, com a SCMCB e com a Cáritas Diocesana.
Para o efeito estabelecemos contactos com Núcleo de apoio a idosos da PSP, com a Segurança Social, com o Serviço de Apoio Social da Camara Municipal e com a Junta de Freguesia de Castelo Branco.





Vamos dar as mãos no combate à solidão
Nossa história

A AVISO nasceu há cerca de 8 anos como grupo informal de voluntáriado tendo pouco depois adoptado como entidade promotora a Associação Cultural e Recreativa "As Palmeiras", mantendo no entanto a sua designação.
Com a criação do Centro Social Ribeiro das Perdizes,
e por uma questão de afinidade de objectivos passou a ser esta a sua entidade promotora, mantendo no entanto o mesmo programa .
A 11 de Abril de 2014 constitui-se como Associação autónoma, como forma de prosseguir e alargar os seus objectivos assistenciais
Nossa filosofia

Combater a solidão de quem vive só sobretudo de quem é dependente e idoso.
Através de parcerias e mobilização de vontades estabelecer uma verdadeira rede que permita identificar e apoiar todos quantos na nossa cidade sofram ou se encontrem em risco de sofrer de solidão e isolamento.
Em articulação com outras instituições combater todas as formas de exclusão de pobreza e miséria social.
Tentar mobilizar a sociedade em volta do combate à solidão